Ordenação Presbiteral de Michael Gualda

Comunidade Eclesial Micronacinal – CEMIC
Estado da Cidade do Vaticano
Patriarcado do Vaticano
COROA PATRIARCAL
MISSA DO 2º DOMINGO DA QUARESMA
ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIÁC. MICHAEL GUALDA
Basilica Sancti Petri - Civitas Vaticana
16 de março de 2025, Santo Hilário Bispo de Aquiléia.

Patriarca: In nomine Pátris, et Filii, et Spiritus Sancti.
Todos: Amen.
Patriarca: Pax vobiscum.
Todos: Et cum spiritu tuo.
Patriarca: Irmãos e irmãs, estamos no tempo sagrado de purificação, de jejum e de desapego de nossos vícios e pecados para celebrarmos a santa Páscoa e os santos mistérios da Paixão com um novo coração e sendo novas criaturas. Para isso reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. (Momento de silêncio)
Patriarca: Confessemos os nossos pecados:
Todos: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Patriarca: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.
Patriarca:
Kyrie, eleison. (Senhor, tende piedade de nós!)
Christe, eleison. (Cristo, tende piedade de nós!)
Kyrie, eleison. (Senhor, tende piedade de nós!)
Oremos...
Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai-nos com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
LITURGIA DA PALAVRA
Primeira Leitura (Gn 15,5-12.17-18)
Leitura do Livro do Gênesis
Naqueles dias, 5 o Senhor conduziu Abrão para fora e disse-lhe: "Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!" E acrescentou: "Assim será a tua descendência". 6 Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça. 7 E lhe disse: "Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos Caldeus, para te dar em possessão esta terra". 8 Abrão lhe perguntou: "Senhor Deus, como poderei saber que vou possuí-la?" 9 E o Senhor lhe disse: "Traze-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, além de uma rola e de uma pombinha". 10 Abrão trouxe tudo e dividiu os animais pelo meio, mas não as aves, colocando as respectivas partes uma frente à outra. 11 Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotou. 12 Quando o sol já se ia pondo, caiu um sono profundo sobre Abrão e ele foi tomado de grande e misterioso terror. 17 Quando o sol se pôs e escureceu, apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre os animais divididos. 18 Naquele dia o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo: "Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 26(27),1.7-8.9abc.13.14 (R. 1a)
— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
— Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, é a vossa face que eu procuro.
— Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes.Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
Segunda Leitura (Fl 3,17-4,1)
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses
17 Sede meus imitadores, irmãos e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos. 18 Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. 19 O fim deles é a perdição, o deus deles é o estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terrenas. 20 Nós, porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor, Jesus Cristo. 21 Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas. 4,1 Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Evangelho (Lc 9,28b-36)
— Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória.
— Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 28b Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29 Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30 Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31 Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32 Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33 E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Pedro não sabia o que estava dizendo. 34 Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35 Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!" 36 Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
RITO DE ORDENAÇÃO
Apresentação do candidato
Cardeal Neimar Bionaz: Queira aproximar-se o que vai ser ordenado presbítero, o diác. Michael Antônio Bragança Travel de Penalver e Gualda.

Diácono Michael: Eis-me aqui.
Cardeal Neimar Bionaz: Beatíssimo Patriarca, pedimos a Santa Mãe igreja, que ordenes para a função de presbítero este nosso irmão.
Patriarca: Podes dizer-me se ele é digno deste ministério ?
Cardeal Neimar Bionaz: Tendo interrogado o povo de Deus e ouvido os responsáveis, dou testemunho que foi considerado digno.
Patriarca: Com o auxilio de Deus e de Jesus Cristo, nosso salvador escolhemos este nosso irmão, para a Ordem Presbiteral.
Todos: Graças a Deus.
HOMILIA
Irmãos e irmãs, eminentíssimos cardeais, reverendíssimos arcebispos e bispos, clero da CEMIC, reitor do Seminário Maior Patriarcal, Dom Neimar Bionaz, diácono Michael Gualda, hoje o Santo Evangelho nos apresenta as expressas palavras de ordem do próprio Deus: "Este é meu filho amado, escutai o que Ele diz!". Também hoje eu vos apresento o diác. Michael com amor paterno e alegria e uma vez tendo ele recebido o sacramento da ordem, vos digo: "Este é meu filho amado, escutai o que Ele diz!". Jamais somos dignos de nos comparar aos papéis de Deus-pai e de Cristo-filho, este não é o propósito da analogia, porém na condição paterna de quem entrega para vós um filho para o serviço sacerdotal, meu coração se enche de júbilo e da mais legítima alegria, e peço que o acolham, que confiem nele, e enfim que o escutem, pois o ato da escuta é a mais genuína prova de confiança. Porque só damos ouvidos a quem nos interessa, em quem depositamos confiança, ou em quem se eleva nossos sentimentos de consideração, ouvir é um ato sobretudo de amor, é se inclinar para o outro, é lhe prestar atenção, é dizer com o corpo e com os gestos que você se importa com esta pessoa. Por isso, Deus apresenta seu Filho e roga que nós o escutemos, para que suas palavras ecoem dentro de nós, para que o Verbo nos contamine e frutifique suas obras em nosso coração.
Este irmão, diácono Michael, após profundo exame, será constituído sacerdote na Ordem dos Presbíteros da CEMIC, para servir ao Cristo Mestre, Sacerdote e Pastor, que, por seu ministério, edifica e faz crescer o seu Corpo, que é a Igreja, como povo de Deus e Templo do Espírito Santo. Quanto a ti, filho querido, que será ordenado Presbítero, deverás cumprir no Cristo Mestre a tua função de ensinar. Transmite a todos a palavra de Deus, que recebeste com alegria. Meditando na lei do Senhor, procura crer no que leres, ensinar o que creres, praticar o que ensinares. Seja, portanto, a tua pregação alimento para o povo de Deus e a tua vida, estímulo para os fieis, de modo a edificares a casa de Deus, isto é, a Igreja, pela palavra e pelo exemplo. Seja FIEL a este ministério que confiamos a você, por nada se desvie desses votos sagrados e perpétuos, sempre que a fraqueza humana lhe preceder a queda, que as palavras do salmista lhe sequestre de volta à missão: "Tú és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedeque". De modo recíproco como peço para que vos escutem, peço a você que ouça seu povo, que se aproxime dele, que sofra com suas dores, que se alegre de suas conquistas, que esteja em seu meio como íntimo e pai, tal qual somos todos nós sacerdotes imitadores e participantes do sacerdócio divino de Cristo.
Ser sacerdote é uma grande responsabilidade e é um divino chamado para vós, Michael que soube ouvir o que vos disse Jesus Cristo no íntimo de vosso coração. Lembra-te de que foste escolhido dentre os seres humanos e colocado a serviço deles nas coisas de Deus, desempenha, portanto, com verdadeira caridade e continua alegria, a missão de Cristo sacerdote, procurando não o que é teu, mas o que é de Cristo. Nesta liturgia, somos convidados a ouvir o que Jesus tem para nos dizer com sua Palavra e a contemplar com alegria seu rosto luminoso, que antecipa a Páscoa. Dispostos a purificar o olhar de nossa fé, em meio às tribulações do presente, como assembleia orante, busquemos a face do Senhor transfigurado. E recordemos sempre que a escuta é uma prova de amor e confiança, pois nesse mundo caótico e corrido, somos reféns da falta de tempo, do cotidiano acelerado, de modo que parar para ouvir o outro se torna quase um crime, mas é necessário, se eu careço de ser ouvido preciso aprender a exercitar a escuta fraterna: escutar, ouvir, interagir, compreender e trocar. Esta é a fórmula do amor cristão revelada por Deus no Evangelho.
Palavra da salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!
PROPÓSITO DO ELEITO
O candidato levanta-se e apresenta-se de pé a frente do Patriarca, que o interroga.
Patriarca: Caro filho, antes de ingressares na Ordem dos Presbíteros, deves manifestar perante o povo o propósito de aceitar este encardo.
Queres, pois, desempenhar sempre a missão de sacerdote no grau de Presbítero, como fiel colaborador da Ordem episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo ?
Diác. Michel: Quero.
Patriarca: Queres, com dignidade e sabedoria, desempenhar o ministério da palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica ?
Patriarca: Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo sobretudo pelo Sacrifício eucarístico e o sacramento da Reconciliação, para louvor de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja ?
Patriarca: Queres implorar conosco a misericórdia de Deus em favor do povo a ti confiado, sendo fielmente assíduo ao dever da oração ?
Patriarca: Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser ele consagrado a Deus para a salvação da humanidade ?
Diác. Michel: Quero, com a graça de Deus.
Em seguida o candidato se aproxima do Patriarca, ajoelha-se e põe as mãos postas junto as do Patriarca.

Patriarca: Prometes respeito e obediência a mim e aos meus sucessores ?
Diác. Michel: Prometo.
Patriarca: Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza mais à perfeição.
LADAINHA
Todos de pé. O Patriarca, sem mitra, volta-se para o povo e diz:
Patriarca: Roguemos, irmãos e irmãs a Deus Pai todo-poderoso que derrame com largueza a sua graça sobre este seu servo Michael, que ele escolheu para o cargo de Presbítero.
Então o candidato prosta-se.

O Patriarca e os demais acompanham de joelhos.
Inicia-se a Ladainha de todos os Santos.
Senhor, tende piedade de nós.
T: Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
T: Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
T: Senhor, tende piedade de nós.
Santa Maria, mãe de Deus.
T: Rogai por nós.
São Miguel.
Santos Anjos de Deus.
São João Batista, o precursor.
São José.
São Pedro e São Paulo.
Santo André.
São Tiago.
São João.
São Tomé.
São Tiago.
São Filipe.
São Bartolomeu.
São Mateus.
São Simão.
São Tadeu.
São Matias.
Santa Maria Madalena.
Santo Estevão.
Santo Inácio de Antioquia.
São Lourenço.
Santa Perpetua e Santa Felicidade.
Santa Inês.
São Gregório.
Santo Agostinho.
Santo Atanásio.
São Basílio.
São Martinho.
São Bento.
São Francisco e São Domingos.
São Francisco Xavier
São João Maria Vianney
Santa Catarina de Sena
Santa Teresa de Jesus.
Todos os Santos e Santas de Deus.
Sede-nos Propício.
T: Ouvi-nos, Senhor.
Para que nos livreis de todo mal.
Para que nos livreis de todo pecado.
Para que nos livreis da morte eterna.
Pela Vossa encarnação.
Pela vossa morte e ressurreição.
Pela efusão do Espírito Santo.
Apesar de nossos pecados.
Para que vos digneis conduzir e proteger a vossa Igreja.
Para que vos digneis conservar no vosso santo serviço, o Papa, os Bispos e todo o clero.
Para que vos digneis abençoar este Eleito.
Para que vos digneis abençoar e santificar este Eleito.
Para que vos digneis abençoar santificar e consagrar este Eleito.
Para que vos digneis conceder a todos os povos a paz e a verdadeira concórdia.
Para que vos digneis manifestar a vossa misericórdia a todos que sofrem tribulações.
Para que vos digneis conservar-nos e confortar-nos no vosso santo serviço.
Jesus, Filho do Deus vivo.
Cristo, ouvi-nos.
T: Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.
T: Cristo, atendei-nos.
Terminada a ladainha, só o Patriarca se levanta e diz:
Patriarca: Ouvi-nos, Senhor nosso Deus, e derramai sobre este vosso servo a benção do Espírito Santo e a força da graça sacerdotal, a fim de que acompanheis com a riqueza de vossos dons o que apresentamos a vossa solicitude para ser consagrado. Por Cristo nosso Senhor.
Imposição das mãos e Prece de Ordenação
O Candidato levanta-se, aproxima-se do Patriarca, que esta de pé e de mitra, e ajoelha-se diante dele.
Em silêncio, o Patriarca impõe as mãos sobre a cabeça do Candidato.

Em seguida, todos os Presbíteros presentes, de estola, também impõem as mãos ao Candidato, em silêncio.
Após a imposição das mãos os Presbíteros permanecem em torno do Candidato, até o fim da Prece de Ordenação, de tal modo, porém, que os fieis possam acompanhar tudo facilmente.
Tendo diante de si o Candidato ajoelhado, o Patriarca, sem mitra, de mãos estendidas, diz a Prece de Ordenação.
Patriarca: Assisti-nos, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, autor da dignidade humana e distribuidor de todas as graças, que dais crescimento e vigor a todas as coisas, e, para formar um povo sacerdotal, estabeleceis, em diversas ordens, os ministros de Jesus Cristo, vosso Filho, pela força do Espírito Santo.
Já no Antigo Testamento, em sinais prefigurativos surgiram vários ofícios por vós instituídos, de modo que, tendo à frente Moisés e Aarão, para guiar e santificar o vosso povo, lhes destes colaboradores de menor ordem e dignidade.
Assim, no deserto, comunicastes a setenta homens prudentes o espírito dado a Moisés que, com o auxílio deles, pode mais facilmente governar o vosso povo.
Do mesmo modo, derramaste copiosamente sobres os filhos de Aarão da plenitude concedida a seu pai, para que o serviço dos sacerdotes segundo a Lei fosse suficiente para os sacrifícios do tabernáculo, que eram sobra dos bons futuros.
Na plenitude dos tempos, Pai santo, enviaste ao mundo o vosso Filho, Jesus, Apóstolo e Pontifíce da nossa fé. Ele, pelo Espírito Santo a vós se oferecei na cruz, como hóstia pura, e fez os seus Apóstolos, santificados na verdade, participantes de sua missão, e lhes destes colaboradores para anunciar e consumar em todo o mundo a obra da salvação.
Concedei também, agora, à nossa fraqueza, este colaborador, de que tanto necessitamos no exercício do sacerdócio apostólico.
Nós vos pedimos, Pai todo-poderoso, constituí este vosso servo na dignidade de Presbítero, renovai em seu coração o Espírito de santidade, obtenha ele, ó Deus, o segundo grau da Ordem sacerdotal, que de vós procede, e sua vida seja exemplo para todos.
Seja ele cooperador zeloso de nossa Ordem episcopal para que as palavras do Evangelho, caindo nos corações humanos através de sua pregação, possam dar muitos frutos e chegar até os confins da terra, com a graça do Espírito Santo.
Seja ele juntamente conosco fiel dispensador dos vossos mistérios, de modo que o vosso povo renasça pela água da regeneração, ganhe novas forças do vosso altar, os pecadores sejam reconciliados, e os enfermos se reanimem.
Esteja ele sempre unido a nós, Senhor, para implorar a vossa misericórdia em favor do povo a ele confiado e em favor de todo o mundo.
Assim todas as nações, reunidas em Cristo Jesus, se convertam em um só povo, para a consumação do vosso Reino.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Por fim, o Patriarca acolhe o Ordenado para o abraço da paz, dizendo:

Patriarca: A paz esteja contigo.
Padre Michael: O Amor de Cristo nos uniu.
ORAÇÃO DO SENHOR
Patriarca: Guiados pelo Espírito de Jesus e pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:
Pater noster, qui es in caelis: sanctificetur nomen tuum; adveniat regnum tuum; fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra.
Panem nostrum quotidianum da nobis hodie, et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostris; et ne nos inducas in tentationem; sed libera nos a malo.
Amen.
BENÇÃO FINAL
Patriarca: Deus, pastor e guia da Igreja, te guarde constantemente com sua graça para cumprirdes com fidelidade os deveres de Presbítero.
Patriarca: Ele te faça no mundo servo e testemunha da verdade e do amor de Deus e ministro fiel da reconciliação.
Patriarca: Ele te faça verdadeiro pastor que leve ao seu povo o Pão vivo e a Palavra de vida, para que cresça na unidade do Corpo de Cristo.
Patriarca: E a todos vós aqui reunidos,abençoe-vos Deus todo-poderoso.
Pater, et Filius, et Spiritus Sanctus.
Padre Michael: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus