Celebração na Basílica do Santo Sepulcro

COMUNIDADE ECLESIAL MICRONACIONAL - CEMIC
PATRIARCADO DO VATICANO
REINO DA ESCORVÂNIA
Cidade Santa de Jerusalém
Celebratio in Basilica Sancti Sepulchri
Basilica Sancti Sepulchri - Hierusalem
10 de fevereiro de 2026, Santa Escolástica - Virgem.

Como a oliveira verdejante na casa do Senhor, confio na clemência do meu Deus agora e para sempre (Sl 51,10).
Escolástica (Itália, 480-547), irmã de sangue de São Bento e mulher de profunda intimidade com o Senhor, fundou a Ordem das Beneditinas. A exemplo dessa religiosa contemplativa, valorizemos cada vez mais a vida de oração e honremos o Senhor com um coração agradável a ele.
Patriarca: In nomine Pátris, et Filii, et Spiritus Sancti.
Todos: Amen.
Patriarca: Pax vobiscum.
Todos: Et cum spiritu tuo.
Patriarca: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.
Patriarca: Confessemos os nossos pecados:
Todos: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Patriarca: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.
Patriarca:
Kyrie, eleison. (Senhor, tende piedade de nós!)
Christe, eleison. (Cristo, tende piedade de nós!)
Kyrie, eleison. (Senhor, tende piedade de nós!)
Oremos...
Celebrando a memória da virgem Santa Escolástica, nós vos pedimos, Senhor, a graça de imitá-la, para que, a seu exemplo, vos sirvamos com sincera caridade e, alegres, obtenhamos os frutos do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
LITURGIA DA PALAVRA
Primeira Leitura — 1Rs 8, 22-23. 27-30
Leitura do Primeiro Livro dos Reis
Naqueles dias, 22Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 23“Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo na terra; tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de todo o seu coração. 27Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí! 28Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo, e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença.
29Teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui estará o meu nome!’ Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 30Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel, quando aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial — Sl 83(84), 3. 4. 5 e 10. 11 (R. 2)
℟. Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
— Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo! ℟.
— Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! ℟.
— Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, vede a face do eleito, vosso Ungido! ℟.
— Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores! ℟.
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Inclinai meu coração às vossas advertências, e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118, 36. 29b) ℟.
Evangelho — Mc 7, 1-13
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos
℟. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

HOMILIA PATRIARCAL
Em primeiro lugar, saúdo as autoridades constituídas dessa Santa Terra de Jerusalém, que nunca foi testemunha de honra maior que receber em seu leito o corpo desfalecido de Nosso Senhor, tendo cumprido seu sacrifício de redenção por nós. E assim, na pessoa do monarca Abbas I, a quem tenho a honra e insondável alegria de chamar amigo, saúdo todos os demais presentes nesse dia histórico para os nossos credos irmãos que contemplam em Abrãao a figura de grande patriarca.
Em segundo lugar ouso descrever a enorme euforia mesclada com júbilo com as quais se enche meu coração de estar aqui hoje celebrando no altar verdadeiro da imolação do Cordeiro de Deus. Meus pés são indignos de arrastar a poeira deste chão, mas minha boca sempre confessará que Cristo é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o Senhor de todas as coisas, de todas as nações e de todos os povos.
o Evangelho de hoje nos chama à atenção quando a rotina pode esvaziar a nossa fé e transformá-la em hipocrisia e vaidade, onde honramos a Deus da boca pra fora e coração endurecido por abismos de distância. Irmãs e irmãos, temos presenciado o afastamento de muitos de nós da Igreja verdadeira e da presença de Cristo e isso também se deve, à luz do que nos elucida as palavras de São Marcos, pelo mau testemunho de muitos cristãos, que, uma vez presos a formalidades vazias e a rituais automáticos, desprezam a misericórdia divina e corrompem a fé, não sejamos espelhos dos fariseus. Nossos lábios de verdade precisam dar testemunho do que cultivamos em nossos corações, e que seja o amor fraterno, a paz e os frutos do Espírito Santo.
Somos pessoas de paz, somos mensageiros da paz, somos embaixadores da concórdia e agentes de conciliação. Como o foi Cristo, que sem derramar sangue e/ou pegar em armas revolucionou sua época e inspirou milhares ao amor ao próximo e a libertação do pecado que pesava em nossos ombros. Hoje somos livres, porque um só pagou nossa culpa, carregou nossos crimes e alvejou toda e qualquer mancha do erro. E nesse lugar seu corpo santo foi depositado para o descanso transitório, pois a glória da vitória final iluminou seu corpo humano o revestindo de majestade. Aqui, o que era humano tornou-se divino por inteiro, e a morte foi derrotada sobre quem nunca teve poder.
Gostaria mais uma vez de agradecer a tão calorosa recepção que tive ao pisar meus pés nessa terra tocada pelo divino, dizer do carinho dos abraços, dos olhares piedosos, dos acenos fraternos e dos largos sorrisos. Eu posso dizer que não estou em terra estrangeira, estou em casa, na pátria santa, e aqui venho não como grande, importante persona, ou autoridade, aqui eu sou um peregrino da paz, e me uno a todos e todas em busca de refrigério e esperança de dias melhores.
Muito, muito, obrigado!
Palavra da salvação.
ORAÇÃO DO SENHOR
Patriarca: Guiados pelo Espírito de Jesus e pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:
Pater noster, qui es in caelis: sanctificetur nomen tuum; adveniat regnum tuum; fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra.
Panem nostrum quotidianum da nobis hodie, et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostris; et ne nos inducas in tentationem; sed libera nos a malo.
Amen.
BENÇÃO FINAL
Patriarca: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Patriarca: Derramai, Senhor, a graça da vossa paterna bondade sobre o povo que vos suplica, para que pela vossa constante ação, obtenha de vós, seu criador e redentor, a plenitude da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Patriarca: Irmanados na fé e paternidade de Abrãao, sejamos abençoados pelo mesmo Deus dos nossos antepassados e uma vez agraciados do convívio pacífico, nos reunamos na glória eterna.
Todos: Amém!
Patriarca: E a todos vós aqui reunidos,abençoe-vos Deus todo-poderoso.
Pater, et Filius, et Spiritus Sanctus.